Seixal

O Município do Seixal abrange um território com 95,50 km², subdividido em 4 freguesias: União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires; Freguesia da Amora; Freguesia de Corroios e Freguesia de Fernão Ferro. Com uma população residente em 2013 de 161.976  habitantes: O Seixal é um dos oito municípios mais populosos de Portugal. O município do Seixal é limitado a Este pelo município do Barreiro, a Sul por Sesimbra, a Oeste por Almada e a Norte pelo estuário do Tejo, através do qual tem ligação a Lisboa.

O município tem vindo a assumir grande centralidade, em termos empresariais e populacionais, quer na Península de Setúbal, quer na Área Metropolitana de Lisboa, posição que tem vindo a ser reforçada através do investimento nas acessibilidades ferro e rodoviárias. A rede viária principal que atravessa o município garante, fundamentalmente, para norte as ligações a Almada e Lisboa (A2 e Ponte 25 de Abril) e para sul a Setúbal (A2). A via ferroviária que atualmente liga o Fogueteiro a Lisboa através da Ponte 25 de Abril, veio reforçar estas interligações.

O município do Seixal apresenta uma grande diversidade de actividades empresariais, tanto no sector industrial como no de serviços, indicando uma dinâmica e capacidade para atracção de investimento privado, criação de emprego e fixação de mão-de-obra qualificada, fruto da aposta numa política de ordenamento das actividades económicas em espaços infra estruturados para acolhimento empresarial.

Com uma pequena parte do seu território inserido na Reserva Ecológica Nacional, onde se integra o Sapal de Corroios, o Sapal de Coina e o Sapal do Talaminho, em associação com a singularidade da Baía do Seixal, o município oferece condições naturais para a realização de diversas práticas desportivas e de lazer.