A carregar...

Município do Montijo

O município do Montijo é um dos três municípios do país constituído por dois territórios geograficamente separados, abrangendo uma área total de 348,62 km². Constituído por 5 freguesias: Freguesia de Canha; União de Freguesias de Pegões; União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro; União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro/Jardia e Freguesia de Sarilhos Grandes, o município registava em 2013  uma população residente de 53.586  habitantes A zona Este do território tem uma superfície de 291,6 K km² e confronta com os municípios de Benavente, Coruche, Montemor-o-Novo, Vendas Novas e Palmela. A zona Oeste com uma superfície de 56,7K km² é marginada pelo Estuário do Tejo (numa extensão de 22,7 km) e confina com os municípios de Alcochete, Moita e Palmela.
O Montijo beneficia de uma ligação rodoviária a Lisboa, e consequentemente ao norte pela A1, através da Ponte Vasco da Gama, mas também por via fluvial está assegurada a ligação a Lisboa. Estas infraestuturas vieram conferir ao município uma maior proximidade à capital, elevando a sua relevância na Área Metropolitana de Lisboa, tornando-o um território atractivo para a fixação de empresas e populações. O município dispõe ainda acesso a um conjunto de outras infra-estruturas rodoviárias de que se destacam a A2, A12 e IC32 e A13.
Detentor de recursos, Infraestruturas e serviços de qualidade, o município apresenta-se como um espaço sustentável do ponto de vista territorial, ambiental, social e cultural e um destino potenciador de oportunidades para empresas e populações que nele se pretendam fixar. O município tem um peso significativo a nível nacional, em sectores económicos como a suinicultura; o abate, preparação e transformação de carnes; as cortiças e a floricultura, reflectindo a capacidade para atracção de investimento privado e criação de emprego.