A carregar...

Município de Setúbal

Uma cidade virada para o Sado

O município de Setúbal abrange um território com 230,33 km², subdividido em 5 freguesias: União das Freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça); União das Freguesias de Azeitão (São Lourenço e São Simão); Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e Freguesia de São Sebastião, com uma população residente, em 2013 de 119.244  habitantes.
O município é limitado a Oeste pelo município de Sesimbra, a Noroeste pelo Barreiro, a Norte e Este por Palmela e a Sul, o Estuário do Sado separa-o dos municípios de Alcácer do Sal e Grândola.
A localização geográfica do município de Setúbal, as Infraestruturas de que dispõe, designadamente ao nível das vias de comunicação, equipamentos e serviços e os recursos naturais que o tornam distinto, particularmente a orla costeira da Baía de Setúbal, integrada no Estuário do Sado, e o conjunto de praias inseridas no Parque Natural da Arrábida, transformaram-no num importante centro urbano, portuário e turístico e propiciam um contexto favorável para o desenvolvimento económico e social e para a fixação de novas empresas.
O investimento no ensino de nível superior politécnico constitui-se como uma importante alavanca para a disponibilidade de mão-de-obra qualificada, nomeadamente nas áreas da saúde, educação, ciências empresariais e tecnologias.
O município caracteriza-se ainda por uma tradição industrial fortemente enraizada, com relevo nas indústrias de celulose, papel, cimento, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos, energia termoeléctrica, construção e reparação naval e agro-alimentar.