A carregar...

Município de Palmela

O Município de Palmela, o maior da Península de Setúbal, abrange uma área territorial com 465,12 km², subdividida em 4 freguesias: Freguesia de Palmela; Freguesia do Pinhal Novo; Freguesia da Quinta do Anjo e União de Freguesias de Poceirão e Marateca e registava em 2013 uma população residente de 63.723  habitantes. O município de Palmela possui uma parte do território inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado Sado (de que se destacam os sapais da zona sul da freguesia da Marateca) e uma outra no Parque Natural da Arrábida.
Localizado a aproximadamente a 40 km de Lisboa, o municipio tem uma situação geográfica privilegiada, reforçada pela excelente rede de acessibilidades de que dispõe, quer por via ferroviária quer por via rodoviária, aos núcleos urbanos de Setúbal, Barreiro, Almada e Lisboa.
O município de Palmela é limitado a Norte pelos municípios de Benavente e Alcochete, a Nordeste pela porção oriental do município do Montijo, a Este por Vendas Novas, a Sudeste por Alcácer do Sal, a Sul por Setúbal, a Oeste pelo Barreiro e a Noroeste pela Moita e pela porção ocidental do município do Montijo.
Palmela tem observado um expressivo dinamismo demográfico, urbano e económico (ao nível da fixação de empresas) nas últimas décadas, alojando empresas de reconhecido sucesso nos sectores automóvel, naval, metolomecânico e agro-alimentar e continua a oferecer um elevado potencial de desenvolvimento quer económico, quer social, constituindo-se como um município atractivo para investir e viver.