A carregar...

Município de Almada

O município de Almada compreende um território com 70,21 km², subdividido em 5 freguesias: União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas; Freguesia da Costa da Caparica; União das Freguesias da Caparica e Trafaria; União das Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda; União das Freguesias do Laranjeiro – Feijó e registava em 2013 uma população residente de 171.481 habitantes. Localizado na ponta Noroeste da Península de Setúbal, o município de Almada é limitado a Este pelo município do Seixal, a Sul por Sesimbra, a Oeste pelo Oceano Atlântico, abrindo-se a Norte e Nordeste para o Estuário do Tejo, frente aos concelhos de Lisboa e Oeiras.
Almada beneficia de um acesso privilegiado a Lisboa quer pelas vias rodoviária e ferroviária através da Ponte 25 de Abril, quer por via fluvial com ligação a partir de Cacilhas e da Trafaria/Porto Brandão. Para sul a ligação é assegurada por via ferroviária e por via rodoviária através da rede nacional de estradas (EN) e da A2.
Ponto de encontro entre o Atlântico e o Tejo, o município de Almada é um centro de turismo e de lazer, frequentado por milhões de pessoas que no Verão procuram a sua imensa extensão de praias, que por estarem integradas na paisagem protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, ostentam uma distinta beleza natural. Também nas áreas da formação e da investigação o município adquire relevância por possuir o 2º maior núcleo universitário da Área Metropolitana de Lisboa, mantendo a aposta no desenvolvimento das suas diversas potencialidades, na consolidação e na projeção de um município jovem, ativo, moderno e com qualidade de vida.